Depois de gravar seu nome no mercado dos jogos eletrônicos e da animação, criando games, séries e curtas premiados, exibidos no Brasil e no exterior, passou a dedicar-se a séries de animação, criando a série , primeira série brasileira a ser vendida para um canal americano (Starz) em 2012. Um ano depois, estreou a série , vencedora do prêmio Kids Jury em Cannes em 2009. A série se tornou umas das mais assistidas da TV Cultura. Além dessas série, Ale é a criadora mais 4 outras séries de animação.
Em 2017, lançou seu primeiro longa-metragem, a animação , uma comédia sci-fi que se tornou a 3a maior bilheteria de animação brasileira. Em seguida, partiu para sua estreia na direção de um filme live-action, com a habilidade de quem sabe inventar e misturar universos diferentes e aliar o humor físico e cartunesco com piadas de situações, escreveu e dirigiu a comédia, protagonizada por . Logo em seguida, dirigiu uma nova comédia, o filme , com . O filme estreou em dezembro de 2021 no Netflix e se tornou o filme (não falado em língua inglesa) mais visto do mundo naquela semana de lançamento. Em 2023, Ale lançou a animação terror infanto juvenil , continuando a história do curta-metragem premiado de 2002, com o mesmo nome.
Em 2022, dirigiu , com ; com lançamento marcado para dezembro de 2023. Atualmente, está envolvida com a direção da comédia , consolidando a parceria com . Ale também é roteirista desse filme.